15 março 2017

Eclosão assistida do embrião


Há dias foi feito um comentário no meu blog sobre eclosão assistida do embrião.
Nunca tinha ouvido falar e então fui pesquisar.
O embrião em desenvolvimento é envolvido pela zona pelúcida desde a saída das trompas de Falópio até ao útero.
De forma a possibilitar a implantação do embrião no endométrio, esta camada protetora dissolve-se.
Este processo natural é a eclosão (hatching).
Conforme o embrião se desenvolve ele tem de romper a camada protetora para se implantar (isto acontece por volta do 7º-8º dia de desenvolvimento).
Alguns embriões têm a zona pelúcida demasiado espessa ou rígida para se romper por si só.
Há estudos que sugerem que em embriões provenientes de tratamentos de fertilidade seria relevante romper esta "camada".
A eclosão assistida é um técnica de micro manipulação, desenvolvida em laboratório, com o objetivo de fragilizar ou romper a zona pelúcida com o objetivo de facilitar a implantação do embrião.
Esta técnica é indicada geralmente para embriões criopreservados; embriões frescos com zona pelúcida mais espessa e casos de falhas prévias de implantação.
Pelo que percebi da minhas pesquisas há quem defenda que esta técnica aumenta a probabilidade de implantação em algun casos e há quem defenda que não.
Desconhecia esta técnica e desconheço se a fazem nos hospitais públicos mas na próxima consulta irei questionar a minha médica.
Coloco aqui alguns links do YouTube com explicações sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=GtuHoam9xOw

https://www.youtube.com/watch?v=MdNe1gPj-tI

https://www.youtube.com/watch?v=wXzSfr5zLfo

5 comentários:

  1. Fui eu que fiz o comentário. Fiz so um tratamento de icsi no particular, AB. Tive 4 embriões, 2 B e 2AA que chegaram a blastocisto. Os B foram rejeitados por eles. Passei 1 a "fresco" sem eclosão assistida tinha um pouco de líquido no útero (não sei se teve algo relacionado) mas não pegou. Os embriões eram iguais diziam eles. Passado 1 mês fiz transferência do meu criopreservado em ciclo natural com eclosão assistida e, faz 2 anos dia 24 março!
    Caso faça novamente icsi vou pedir ao médico que faça o mesmo novamente. Tenho para mim que foi a diferença.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica! Vou falar disso á médica na próxima consulta mas duvido que no Público o façam apenas por sugestão nossa.

    ResponderEliminar
  3. Depois diga o que o seu médico disse. Está a fazer tratamento onde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho consulta a 4 de Maio. Maternidade Júlio Dinis.
      Depois darei notícias com toda a certeza.

      Eliminar
    2. Tive uma péssima experiência na MJD tanto que nem conto com esse tratamento único que lá fiz. Boa sorte (a mesma menina anterior)

      Eliminar