04 março 2017

E tu?

Ontem uma menina pôs um post no blog dela mesmo a falar sobre isto. 
Na hora que li, pensei, e até comentei lá que a entendia perfeitamente porque também passava pelo mesmo.
Hoje estava eu tranquila nas compras de supermercado e tenho um daqueles encontros fantásticos com uma pessoa que desde que foi mãe acha que tem o direito de questionar toda a gente porque não o é.
Muitas pessoas  queixam-se do " então e vós?". Para mim é mais "então e tu?". 
A sensação com que fico é a de que acham que o motivo de não termos filhos é eu não querer, atendendo a que ele já tem 2 filhos. Dai o singular da pergunta.
Analisando bem há vários tipos de inquiridores:
  • os que até me são chegados, e quando me perguntam e eu respondo " Um dia destes" entendem que é a minha maneira educada de dizer " Mete-te na tua Vida". Assunto morre.
  • os que me são chegados, e que não perguntam ( graças a deus são a maioria). Não sei o que lhes vai na mente mas guardam. Obrigada!
  • os que me vêm de ano a ano. Não sabem nada da minha vida mas quando ouvem o " um dia destes" continuam com o reportório do mais variado possível: "tens que te despachar que estás a chegar aos 40"; " não queres para poderes ir ao ginásio á vontade e andar a passear não é?"
E se fosse? Não é o meu caso mas há mulheres que não tem filhos por opção, seja apenas delas ou do casal.
E o quê que alguém tem a ver se é para poder passear ou ir ao ginásio?
A nossa sociedade está tão parametrizada que quem não tem filhos parece um ET na Terra.
Sim, eu sinto-me assim quando "sou interrogada". 
As pessoas olham para mim de um jeito que eu visto inteiramente a pele daquele "ser" peludo chamado ALF que fez parte da minha infância.
Ninguém é obrigado a ter filhos. E acima de tudo ninguém é obrigado a explicar á sociedade porque não tem.
Se chegar ao fim da linha sem filhos talvez pondere mudar a resposta para " Não posso ter". Talvez....ainda não sei se prefiro a pele da Egoísta que quer passear ou a de Coitadinha que não consegue.
Desabafos de uma noite de Sábado no quentinho da lareira.



2 comentários:

  1. Infelizmente para a nossa sociedade ter filhos é quase uma obrigação. E essa "obrigação" não ajuda nada a quem tem problemas de fertilidade... além da enorme frustração ainda temos que lidar com o julgamento dos outros. Mas um dia vai correr bem para nós :-)

    Para ti pode estar bem próximo!
    Beijinho grande e fico a torcer por um beta bem positivo :-)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com as tua palavras! Beijinhos

    ResponderEliminar