03 junho 2017

Junho....40 anos

Chegou o mês de Junho. 
Chegou o mês que me assombra há uma infinidade de tempo.
Chegou o mês em que faço 40 anos.
No dia 1 tive consulta de Psicologia. No próximo dia 8 tenha a 1ª de Psiquiatria.
No dia que antecede uma consulta digo sempre a mim própria: "Amanhã não vais chorar baba e ranho outra vez"..Mas até agora não resultou...
A Drª M começou a consulta perguntando apenas: " Como se sente?". 
Respondi: " Com Raiva. Muita raiva e muita dor. Sinto que tenho um silvado no meu peito que me pica diariamente."
E é mesmo isto que sinto.
Tive uma fase em que só sentia tristeza. Agora, a tristeza não passou mas a raiva predomina. Tenho uma raiva enorme por "algo" que não é atingível. Tenho raiva do destino.
Tenho uma angústia permanente dentro de mim que não consigo explicar. É o tal "silvado" que me causa dores permanentes.
Tal como disse á Drª M gostaria de passar um dia que fosse sem me "lembrar" que sou infértil.
Gostaria muito de dizer que estou melhor, que estou a  "aceitar" a minha condição e que me sinto a evoluir. 
Mas não é verdade. Não me sinto a evoluir. A Drª M partilha dessa opinião.
Ao fim de uma hora com a Drª M ela questionou: " Tem uma TEC para fazer mas nunca fala nisso. Porquê?".
Não tinha reparado nisso até ela o mencionar, mas respondi de mediato: " Durante anos a minha corda de salvação foi o próximo tratamento. Quando me vi sem próximo afundei. Agora não quero fazer da TEC  a minha corda. Até agora cai num riacho, depois posso cair no mar e não conseguir sair."

10 comentários:

  1. Minha querida tenho a certeza que serás forte o suficiente para ultrapassar essa angústia... para aprender a viver com ela... já passaste por tanto...

    Eu curiosamente não sinto raiva do meu destino... apenas uma enorme tristeza... não sei o que será melhor ...

    Sei que é difícil pedir-te isto, mas confia na próxima TEC...

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Efetivamente não há melhor nem pior....qualquer sentimento nos "come" por dentro.
      Gostaria de estar confiante na TEC, mas não posso mentir, não estou....
      Beijinho grande para ti e Obrigada pelo apoio.

      Eliminar
  2. É complicado, ou melhor, é impossível não ficar com o coração apertadinho e esmifrado ao ler este post.
    Não sei o que é chegar ao final da linha, ou a última tec, no meu caso não tem a ver com idade, mas com o material. Não tenho ovos para a omolete. A TEC do meu congelado não é a última TEC porque graças a Deus "inventaram" a DO. E eu que já convivi "tão mal" com esta hipótese... Na 6a feira na casa de banho de um restaurante, num jantar com 2 grávidas de 2o filho :(, ao pé de um fraldario tive mais um momento de aceitação da DO. O meu pensamento foi: quero é mudar a fralda ao meu bebé, ao meu filho, quero lá saber de quem é o ovo.
    Espero que não me leves a mal perguntar-te, mas se, e só se a TEC não
    resultar e peço a Deus com toda a força e todo o coração para que resulte, não consideras experimentar a doação? Sei que à partida não tens maus óvulos, mas não sei, seria investir em algo completamente e verdadeiramente diferente do que já foi tentado. Mais uma vez peço-te que não me leves a mal a pergunta.
    De coração muito apertado por ti
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dream
      Não levo a mal de maneira nenhuma.
      nunca considerei isso porque a realidade é que o "problema " está em mim.
      Sou eu que rejeito os embriões....a DO não seria uma solução para mim. A Barriga de aluguer seria, mas infelizmente cá não é possível e não tenho capacidade financeira para ir para outro país.
      Se a DO fosse a solução para mim fazia-o.
      Fico contente que vejas a DO como algo positivo, porque efetivamente é.
      Beijinho grande ! E obrigada! Do fundo do coração! só em pessoas que sabem o peso de infertilidade encontramos o nosso apoio!

      Eliminar
    2. Querida não sabia que realmente o teu corpo rejeita os embriões, falei porque às vezes é como a ourbiggest dream disse, às vezes os ovócitos e os próprios embriões parecem espectaculares, não é de todo o meu caso, mas acontece e depois têm alterações cromossomicas ou genéticas que comprometem o levar a gravidez para a frente.
      De qualquer das formas tens realmente em mim todo o apoio e compreensão e toda a força apesar de não nos conhecermos nem a outras meninas como a dona mylittlefairytale, por partilharmos esta infelicidade da infertilidade, nutro por vocês um enorme carinho e torço muito para que as coisas se encarrilhem e corram bem.
      Grande beijinho querida

      Eliminar
    3. Querida Dream
      O DGPI chegou a estar em cima da mesa caso fizesse nova FIV no Privado.
      As opiniões dividem-se: houve quem me aconselhasse e quem não.
      No Público não tive direito de opção.
      Já fiz tantas análises e tantos exames..
      Vou no entanto averiguar quais as análises especificas para detetar a doenças auto imunes que a Ourbiggesdream mencionou.
      Já várias vezes li sobre isso mas quero ter a certeza se as fiz ou não.
      Estou contigo Dream. Nutro um carinho muito especial por vocês. Estes cantinhos são a prova que mesmo sem conhecer as pessoas pessoalmente é possivel carinho, apoio e entreajuda.
      Beijinho Grande

      Eliminar
  3. ourbiggesdream05/06/17, 11:22

    Dos30aos40, quando diz que "rejeito os embriões", conseguiu aferir isso como? Pergunto-lhe, pois há uma análise sanguínea para detectar doenças autoimunes (não sei se foi essa que fez) mas no meu caso nada detectou. O que é certo é que já conto com 4 fiv's e apenas uma gravidez bioquímica. Sempre transferi embriões de qualidade A ou B (nas duas primeiras fiv's blastocistos, nas seguintes embriões de 3 dias)mas não implantam. O que o médico me diz é que 40% nos ovócitos têm anomalias genéticas (embora pareçam muito bons morfologicamente)e eu tenho endometrioma num ovário, pelo que só o outro responde. Ainda tenho direito a 2 tratamentos no público e tenho 36 anos. Pondero avançar para DO se não resultarem e por isso a questiono sobre a rejeição de embriões. Desejo-lhe toda a sorte do mundo para a TEC (nota: para ajudar implantação e evitar rejeição de embriões, fiz corticoide após transferência - no meu caso nem assim resultou mas já li testemunhos positivos). Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ourbiggesdream
      Vou averiguar se já fiz a análise das doenças autoimunes.
      Já fiz tantas que até tenho dúvidas.
      No Privado e no Público disseram-me que não havia mais analises a fazer.
      Mas vou investigar.
      Corticoide nunca fiz. Só fazia aspirina e Heparina por causa das trombofilias.
      Espero que tudo te corra bem e que tenhas o teu positivo.
      Beijinhos e Obrigada!

      Eliminar
  4. vi.vi.020706/06/17, 11:07

    Olá já sigo o seu blog á uns meses, já estive varias vezes para lhe escrever mas acho sempre que ainda sei muito pouco em comparação consigo, mas hoje acho que não é experiência de outras pessoas que precisa, mas sim de falar e ser ouvida, sim eu ouço-a :-) eu tenho 39 anos e também sofro de infertilidade, os 40 anos assustam tanto (quando fiz os meus 39 anos nao consegui mencionar verbalmente trinta e nova anos..... é assustador porque a seguir vêm os 40....) parece o fim da linha, mas a verdade é que á vida depois dos 40, como também á vida continua sem filhos eu estou em face de "aceitação" e de organizar a vida sem filhos, não consigo ver o futuro, pois tudo parece errado, por isso "tento" só ver o presente e estou em constante actividade para nao pensar, não sei até quando vou conseguir gerir a vida assim, mas vou até onde der. O ano 2016 foi o pior toda a gente gravida a minha volta... amigas que nao queriam ter filhos.... e só ouvia elas disserem "mas no que eu me meti... que barriga tão grande.... nao gosto nada de mim assim..." em fim mas também não as posso levar a mal porque elas não saberem o que é tentar e não conseguir.... quer muito, lutar com todas as forças por uma coisa e não conseguir... Dizem Deus dá as piores batalhas aos mais fortes... como eu gostava de ser fraca aos olhos de Deus. Mas nós fomos escolhidas para sofrer uma dor que a nossa sociedade vê como coitadinhas, mas que não quer falar nisso é uma dor que não é tida em conta pois somos uma "minoria" será? A verdade é que não dá para falarmos com os outros e temos de sofrer em solidão. Muita força para conseguires dar a volta, e claro a esperança é a ultima a morrer e será sempre a ultima a morrer. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VI.VI.0207
      Obrigada pelas tuas palavras!
      Infelizmente não somos uma minoria. Somos muitas(os).
      No entanto ainda há quem não perceba/aceite que a infertilidade é uma doença.
      Há dias ouvi uma frase que fiquei de boca aberta: " Tratamentos de fertilidade são contra-natura. Se a natureza não quer não se deve ir contra."
      Quando ouvi isto pensei que tinha recuado uns séculos..Como era possivel estar a ouvir aquilo de uma pessoa da minha geração!
      A realidade é que este pensamento é partilhado por muita gente.
      Sempre disse e continuo a dizê-lo:A Infertilidade é um Submundo, e sim, a solidão neste submundo é complicada de gerir.
      Espero que consigas realizar o teu sonho.
      Se de alguma forma puder ajudar, estou cá ( ainda que virtualmente)
      Beijinhos

      Eliminar